10 julho, 2012

Hannah e suas Irmãs (Hannah and her Sisters, EUA, 1986).


"A única certeza absoluta que o homem tem é que a vida não tem sentido". (citação de Tostoi apresentada no filme).
É incrível o dom e a competência de Woody Allen (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) em escrever e dirigir crônicas cinematográficas tão recheadas de substância e causos que impactam e referenciam pelo menos um pouquinho de cada ser-humano. Seguindo a onda de excelentes produções com sua assinatura, Hannah e suas Irmãs é, como quase todas as comédias (e dramas) de Allen, um conjunto de comentários sociais e de comportamento acerca do homem em forma de crônica. Focando a trama no emaranhado de relacionamentos surgidos e desfeitos no núcleo familiar de Hannah (Mia Farrow, de O Bebê de Rosemary),  composto por suas irmãs Lee (Barbara Hershey, de A Última Tentação de Cristo), Holly (Dianne Wiest, de Edward Mãos-de-Tesoura) e April (Carrie Fisher, de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança), os agregados de Elliot (Michael Caine, de Vestida para Matar) e Frederick (Max von Sydow, de O Exorcista) e o próprio Allen, que interpreta o ex-marido de Hannah, Mickey, entregando com carisma mais um dos seus tipos clássicos (ou seria tipo?). No literal "entra e sai" desses relacionamentos é que a veia corrosiva de Allen ganha vida, com diálogos mais do que inspirados, assertivas que de tão óbvias surpreendem e seu senso de humor particular, mas com um poder de abrangência de agradar a todos os tipos de público.

Apesar de apontar problematizações complexas e ligeiramente carregadas, como traição, separação e morte, Hannah e suas Irmãs é conduzido por Allen e seu grande elenco de maneira tão dinâmica e "alto-astral" que o filme acaba ressoando de maneira bastante positiva e, principalmente, positivista, em especial no que se refere à visão da razoabilidade da vida. Como tornaria-se cada vez mais recorrente, o elenco escalado pelo cineasta é perfeito, contando com nomes tão díspares mas de extremo talento e carisma, tendo grandes destaques neste longa as irmãs de Hannah, em especial as interpretadas por Hershey e Wiest - na verdade, em comparação a própria Hannah é deixada um pouco de lado pela trama - e os personagens de Caine e Allen, este último no construto paranoico (e engraçadíssimo) de sempre.

Vencedor dos Oscars de Roteiro (então a segunda estatueta nesta categoria para Allen), Ator e Atriz Coadjuvantes (Caine e Wiest, respectivamente impecáveis), Hannah e suas Irmãs, apesar de ser um trabalho distinto de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, é um trabalho tão bom quanto este, profundo, divertido e atemporal e, mesmo sendo menos badalado, merece tanta aclamação e aplausos quanto seu "irmão" mais premiado. Um filme mais do que indicado para rir e pensar, características hoje cada vez mais em falta na atual conjuntura cinematográfica, pelo menos num nível tão alto como o apresentado neste filme e num só produto.

AVALIAÇÃO:

TRAILER:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!