27 junho, 2012

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, EUA, 1977).


"Um relacionamento é como um tubarão. Tem que continuar avançando, nadando pra frente ou morre. E eu acho que o que temos aqui é um tubarão morto". (Alvy Singer, personagem de Woody Allen, em discussão com Annie Hall, interpretada por Diane Keaton).
O título brasileiro do filme reduz em demasia a proposta deste que é talvez o mais conhecido e reverenciado dos trabalhos de Woody Allen (Melinda e Melinda), pois existe neurose e nervosismo no longa, mas também muito mais que isso. Vencedor de diversos prêmios, dentre eles os Oscars de melhor filme, direção, roteiro e atriz (Diane Keaton, de O Poderoso Chefão), Noivo Neurótico, Noivo Nervosa é uma embasbacante comédia de relacionamento, onde acompanhamos, sob o ponto de vista de um comediante judeu - e levemente paranoico -, interpretado por Allen, seu vai e vem com talvez seu grande, a personagem título do filme, Annie Hall (Keaton). É através dos recortes do relacionamento conjugal de ambos que Allen e o co-roteirista Marshall Brickman (Manhattan) destilam comentários acerca dos relacionamentos da década de 1970, da eferverscência cultural da época e do vazio da produção de entretenimento e ideias em massa, enfim, apesar de trazer consigo um panorama bem pessoal de Allen (que tem no comediante que interpreta seu alter-ego), funciona como um registro completo da época em que se ambienta, principalmente das ideias e pensamentos daquela.

Apesar dos diálogos afiados, cheios de referências e de ironia ímpar, Noivo Neurótico, Noivo Nervosa é um filme muito engraçado, principalmente por pouco se apoiar em sequências que se apoiam em bobagens e comédia física, fazendo rir mais pelo conteúdo de suas mensagens (ou piadas, por que não) do que pela forma delas. A química entre Allen e Keaton beira a perfeição, parecendo até que estes não estão atuando, mas sim realmente vivendo aqueles momentos de encontros e desencontros.

Noivo Neurótico, Noivo Nervosa é e não é uma história de amor convencional (o que é convencional no cinema praticado por Allen?), pois apesar de apresentar um cenário onde vemos claramente que os personagens sentem um grande sentimento um pelo outro, em nenhum momento nos é destacado o romantismo entre eles, mas sim os pontos mais comuns de todos os relacionamentos, desde as discussões e discordâncias de opiniões, até as bobagens (no bom sentido) ditas à pessoa querida e as loucuras e constrangimentos na hora do sexo.

Dono de diálogos e tiradas espetaculares, um senso de humor fino, mas acessível, de referências mil (de Marhsall McLuhan e Franz Kafka, à Truman Capote e Ingmar Bergman) e de uma honestidade rara em filmes do gênero, Noivo Neurótico, Noivo Nervosa é um dos filmes mais aplaudidos e referenciados de Woody Allen, seja pelo público ou pela crítica, considerado o marco de sua carreira e o seu filme mais maduro, e é impossível não concordar com tais assertivas,  que merecidamente mantém-se com alto grau de excelência até hoje e encontra-se imortalizado como um dos melhores filmes já feitos nos anais de qualquer publicação especializada em cinema. Um clássico atemporal e ponto final. 

AVALIAÇÃO:
Trailer: 

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!