24 junho, 2012

Batman Begins (EUA, 2005).


"Sabe por que caímos?" (pergunta Thomas Wayne, interpretado por Linus Roache).
"Não." (responde o jovem Bruce Wayne, interpretado por Gus Lewis).
"Para aprendermos a levantar!" (complementa Thomas Wayne).*
Não que o enredo de Batman Begins não seja um grande atrativo no filme - já que o mesmo também o é -, mas a verdadeira diferença entre este filme e demais outros que também são obras adaptadas de personagens de histórias em quadrinhos é a abordagem. Com uma pegada mais próxima à nossa realidade e, mesmo quando se utiliza de recursos que beiram a fantasia, os contextualiza à base de informações e demonstrações de sua executabilidade prática, cria esta estilo de realidade que engrandece o filme, o fazendo mais crível e próximo ao espectador do que os demais filmes do gênero e, em especial, as outras adaptações do personagem Batman ao cinema.

Comandado com rigidez e criatividade por Christopher Nolan (Amnésia, A Origem), Batman Begins, como o próprio título já entrega, é um filme de origem, que narra a história do personagem desde antes de sua atuação como "herói", já que acompanhamos o trauma de infância que o marcará para sempre, o processo de treinamento nas ruas e em artes-maciais que o mesmo recebe, dentre outros momentos, que o formarão como o conhecido vigilante de Gotham, cidade fictícia ao qual o personagem pertence. Este aspecto é tão importante a trama que o personagem Batman só aparece após 1 hora de projeção, tendo sido todo este tempo levado para a construção do personagem e de suas motivações. Somente esta abordagem já engrandece o filme, principalmente por que nunca antes fora explicitada as motivações e por quês acerca da psicologia e razão de vida de Batman de forma tão aprofundado quando esta auferida por Nolan e o roteirista David S. Goyer (Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança). 

Como citado, apesar não ser das mais grandiosas, a trama de ação de Batman Begins é bem elaborada e aposta bastante nos momentos de mistério e tensão, muito disso devido a eletrizante trilha sonora composta e conduzida a quatro mãos pelos maestros Hans Zimmer (Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras) e James Newton Howard (O Sexto-Sentido), que gruda de cara na mente do espectador. Além disso, é óbvia a influência da política de medo e paranoia norte-americana pós-11 de setembro na proposta do filme, visto que o "terrorismo com causa" é o grande dos antagonistas do filme, os membros da liga das sombras, além do vilão espantalho (Cillian Murphy, de Vôo Noturno), que também se encaixa no perfil.

Outro inegável aspecto positivo está na seleção do elenco (e que elenco). Temos aqui o melhor intérprete de Bruce Wayne (em idade adulta) / Batman, Christian Bale (Os Indomáveis), que cria uma persona complexa, amargurada e bastante crível em sua abordagem, um amigável e companheiro Alfred pelo veterano e carismático ator inglês Michael Caine (Vestida para Matar), além de um excepcional elenco coadjuvante de luxo, formado por nomes como Liam Neeson (A Perseguição), Katie Holmes (Não Tenha Medo do Escuro), Rutger Hauer (A Morte Pede Carona), Morgan Freeman (Os Imperdoáveis), Tom Wilkinson (O Sonho de Cassandra), Ken Watanabe (O Último Samurai), além de Gary Oldman (O Espião Que Sabia Demais), que a exemplo de Bale, constrói aqui o melhor comissário Gordon (no caso deste filme, ainda tenente) das versões de Batman para o cinema.

Abordagem adulta. Domínio pleno da narrativa, através de uma ótima  construção das motivações do personagem principal, da ambientação do filme e dos personagens coadjuvantes, realçando a profundidade da obra. Equilíbrio na apresentação das sequências dramáticas e de ação. Efeitos visuais e cenografia competentes, que passam credibilidade a fictícia Gotham City do filme. E, mais do que tudo, emoção do início ao fim, traduzindo com perfeição um dos personagens mais queridos da ficção para a sétima arte. Só não ganha nota fechada pelo, ao meu ver, pouco apelo do corpo de vilões do filme - que encaixam-se perfeitamente a trama, mas nem de longe soam como grandes vilões, na acepção pura da palavra -, até por que este é, do início ao fim, um filme do e para Batman, feito objetivado e alcançado com sobras pelo diretor Christopher Nolan e toda a sua equipe. Batman Begins é o primeiro filme de uma ainda incompleta trilogia (a terceira parte estreia no final do mês de julho do corrente ano), mas que funciona perfeitamente sozinho.

* O diálogo disposto no topo do texto é dito novamente por Alfred (Michael Caine) e Bruce Wayne (Christian Bale), quando este encontra-se mais velho.

AVALIAÇÃO: 
Trailer:

Mais informações:
Bilheteria: Box Office Mojo

Filmes de CHRISTOPHER NOLAN já comentados:
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. O filme traz tensão, medo, vontade de não piscar, nem por um segundo. É daqueles que te prende na cadeira e te faz ficar depois nela, pensando...
    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!