13 abril, 2012

Um Método Perigoso (A Dangerous Method, ALE/ING/CAN/SUI, 2011).

- Você acha que Freu está certo? Você acha que toda neurose é exclusivamente de origem sexual? (Dr. Carl Jung, personagem de Michael Fassbender).
- Eu acho que a obsessão de Freud com o sexo provavelmente tem uma ligação muitoforte com o fato de ele nunca transar. (Dr. Otto Gross, personagem de Vincent Cassel).
- Não acha que tem algo de masculino em toda mulher e de feminino em todo homem? Ou deveria ter? (Sabine Spielrein, personagem de Keira Knightley, questionando Jung).
 "Às vezes as pessoas têm que fazer algo imperdoável, só para poder continuar vivendo".  (Jung).

Talvez o filme mais distinto da vasta filmografia de David Cronenberg (A Mosca, Senhores do Crime) - mais visceral, com grandes doses de violência gráfica e incômodo temático -, Um Método Perigoso consegue conectar-se ao mesmo pela ótica conceitual, visto que, apesar do classicismo temático e o formato rígido de uma produção de época, o conteúdo íntimo, questionador e altamente subjetivo do filme mescla-se em profunda simbiose ao estilo e pensamento de Cronenberg como autor. Se antes este estava acostumado a chocar plateias visualmente, desta vez utiliza o poder do discurso como ferramenta, sem perder nada de sua visceralidade como realizador.

Além de resgatar um brilhante painel histórico - fotografia, figurino e direção de arte impecáveis - e apresentar, de forma fiel e objetiva (na medida do possível) discursos de cunho psicológico bastante profundos e ricos, Um Método Perigoso aposta no rompimento, no conflito, nas divergências que tanto uniram quanto separaram duas das maiores mentes da história recente, Sigmund Freud (Viggo Mortensen, da trilogia O Senhor dos Anéis) e Carl Gustav Jung (Michael Fassbender, de Bastados Inglórios) e, apesar de não ter a missão de biografar ambos, cumpre com sobras a missão de apresentar personalidades tão distintas, sem a necessidade de horas e mais horas de introdução.

Como o próprio título já entrega, o grande cerne do filme (dentre tantos outros pequenos tesouros apresentados) é a periculosidade do método elaborado por Freud e desenvolvido por Jung, que acaba por ser o epicentro da separação de ambos como amigos e parceiros de pesquisa (numa relação estilo mestre e aprendiz), apesar da já comprovada eficiência do mesmo no âmbito acadêmico.

Mutuamente baseado numa peça de teatro escrita pelo também roteirista do filme, Christopher Hampton (o filme mantém este estilo, principalmente por apoiar-se quase que totalmente no diálogo entre duas personagens por vez, mesmo que a cena seja formada por um grupo de pessoas) e num livro de John Kerr, Um Método Perigoso encontra-se no limite entre filme de arte e aparato científico, tendo subsídios de discussão tanto no sentido de cinema - atuações brilhantes e compostas de todo o elenco, concepção visual apuradíssima e estilo de filmagem particular, a cargo do mestre Cronenberg -, quanto em seu conteúdo, prontamente amparado em "verdades" psicológicas, sociológicas e antropológicas do período abordado, o começo do século XX. Ou seja, com a eferverscência da época, tópicos além do campo psicológico são inseridos, como sugestão de preconceito entre judeus e arianos, desvalorização de pensamentos, traumas de ordem financeira (Freud e Jung), etc.

Um Método Perigoso não é um filme para todos, visto que sua temática é específica, apesar da amplitude da mesma. Entretanto, para os curiosos do funcionamento da mente ou os que desejam conhecer um pouco das personas de Freud, Jung, Sabine Spielrein (a russa atormentada que se descobre médica, epicentro central do conflito entre os psicanalistas, numa deslumbrante interpretação de Keira Knightley, de Desejo e Reparação) e o complexo e engraçado (também "louco") Dr. Otto Gross - vivido com muita entrega pelo francês Vincent Cassel (O Pacto dos Lobos) -, encontrarão aqui um prato cheio, num filme diferente dos demais da filmografia de David Cronenberg, mas com similar nível de excelência. Em poucas palavras, um Filme com F maiúsculo.

AVALIAÇÃO: 9 de 10.


Trailer:


Mais informações:

Um Método Perigoso

Bilheteria: Box Office Mojo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!