10 abril, 2012

Sem Destino (Easy Rider, EUA, 1969).

Um dos precursores de toda uma nova tendência cinematográfica e transgressor por natureza, Sem Destino é um daqueles filmes que marcam mais pela audácia e inventividade do que propriamente por suas qualidades narrativas e estilísticas. Concebido e estrelado pelos até então não astros Peter Fonda (O Ouro de Ulisses) e Dennis Hopper (Apocalypse Now), este filme apresenta um panorama diferenciado - em comparação ao que era mostrado na época - dos Estados Unidos do final dos anos 1960, com o auge do movimento hippie, a eferverscência político-social provocada pelo conflito no Vietnã, a continuidade do auge do rock and roll como movimento libertador do jovem etc., isto e muito mais nos é apresentado através da jornada "sem destino" certo da dupla de motoqueiros concebida e interpretada por Fonda e Hopper, hoje personagens míticos e emblemáticos.

Tecnicamente, Sem Destino traz como diferencial a rápida contraposição de imagens, em especial com o intuito de evidenciar as experiências lisérgicas da dupla Capitão América (Fonda) e Billy (Hopper), tendo seu auge próximo ao desfecho do filme, onde diversas cenas da dupla junto a duas garotas de programa são entrecortadas com cenas de passagens e natureza, numa sacada criativa por parte de Hopper, diretor do filme (apesar de hoje soar um pouco datada). Vale destacar também a excelente trilha-sonora, que marca de imediato e contextualiza o filme de maneira orgânica à época em que foi concebido, transformando-o assim numa antítese, visto que ao mesmo tempo que mantém na obra um certo frescor, a deixa datada aquela época "grandiloquente" e  "louca" da história recente.

Apesar de não ter um roteiro exemplar e inovador, visto que o grande valor da obra não reside no argumento, mas sim na temática e no desapego por ela mostrado, Sem Destino talvez seja o road-movie mais conhecido da história do cinema, transformou-se num filme referência, marcou época, conquistou seguidores e, mais do que tudo, serviu de exemplo para toda uma nova geração de filmes e cineastas que viriam com o caminhar da década de 1970. Vencedor do prêmio de melhor direção para um jovem diretor, este filme mantém-se relevante e interessante, mesmo após mais de 40 anos de existência. Parafraseando a música mais conhecida da trilha-sonora do longa, Sem Destino "nasceu para ser selvagem".



AVALIAÇÃO: 7 de 10.

Trailer:


Mais informações:

Sem Destino
 
Bilheteria: Box Office Mojo
 
IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!