05 abril, 2012

Aterrorizada (John Carpenter's The Ward, EUA, 2010).


Eis que, após quase dez anos sem filmar, o cineasta norte-americano John Carpenter (Halloween) retoma à profissão com este The Ward (A Ala, em tradução literal). Entretanto, apesar da manutenção de sua técnica apurada e de um ou outro susto, este trabalho não se encontra no nível de competência a que estão acostumados os fãs do cineasta. Não que este nunca tenha feito obras de menor importância, longe disso, contudo infelizmente este seu novo trabalho soa tão comum e desinteressante, no que se refere à trama, que parece típico de um realizador iniciante e não de um veterano e conceituado como Carpenter.

The Ward, apesar de ser irregular, guarda bons momentos. Além da técnica fílmica (Carpenter sabe como filmar) e de um ou outro susto bem colocado, o que mais chama a atenção durante a projeção é justamente a resolução do mistério no clímax do filme, que aparece criativa e interessante, mas que infelizmente, pela abordagem do restante de todo o filme, acaba não sustentando, já que este é quase que totalmente vendido como um filme de "fantasmas" quando na verdade se revela um filme sobre traumas psicológicos. Ou seja, um bom final, mas que não foi bem desenvolvido em todo seu desenvolvimento. Culpa de Carpenter? Talvez, principalmente por ter escolhido este projeto como o seu "retorno", mas os verdadeiros responsáveis pela falta de força do filme são os autores do roteiro, os irmãos Michael e Shawn Rasmussen.

Sem um grande elenco - os nomes mais "conhecidos" são os de Amber Heard (Fúria Sobre Rodas) e Jared Harris (Sherlock Holmes 2: o Jogo das Sombras) -, com uma trilha bacana e uma apresentação de créditos bem executada e tecnicamente perfeita, além dos bons efeitos visuais e de maquiagem, The Ward perde muito pela apatia das personagens mostradas - por que todas as internas têm que ser lindas? - e pelo roteiro fraco, que como afirmado acima, só ganha notoriedade quando já é tarde demais. Apesar de lembrar um pouco o excelente Ilha do Medo, de Martin Scorsese, este The Ward infelizmente não marca um grande retorno de Carpenter ao mundo do cinema.

AVALIAÇÃO: 
Trailer:


Mais informações:

John Carpenter's The Ward
 Bilheteria: The Numbers

Filmes de JOHN CARPENTER já comentados:

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!