01 abril, 2012

Caminho da Liberdade (The Way Back, EUA/ING, 2010).


Até onde você iria por seus sonhos ou por sua liberdade? Com certeza não cabe uma resposta simples a esta pergunta, entretanto de certa forma é isto que Caminho da Liberdade responde através de imagens. Mostrando complexidade através de um festival de subjetividade humana, este mais recente filme do cineasta Peter Weir (O Show de Truman) é inspirado em fatos reais, na fuga de um grupo de prisioneiros de guerra (durante a II Guerra Mundial) e sua luta pela sobrevivência dentre desertos e geleiras, numa jornada que corta terrtórios como os da União Soviética, Mongólia e Tibete.

Com um elenco de primeira, tendo destaque Jim Sturgess (que despontou no musical queridinho Across the Universe), Ed Harris (O Show de Truman) - em sua segunda parceria com Weir -, Saoirse Ronan (Um Olhar do Paraíso), Colin Farrell (A Hora do Espanto) e Mark Strong (Kick-Ass - Quebrando Tudo), Weir dá vida a um projeto complexo, já que não é fácil manter o espectador atento a duas horas de filme mostrando apenas um grupo de pessoas lutando para sobreviver. Mas, através das brilhantes atuações e das locações deslumbrantes, o diretor consegue transmitir todo o sentimento de angústia, dor e esperança vividos pelos personagens, culminando num final poético e singelo, que de certa forma dá um respiro para toda a catarse provocada pela trajetória dos mesmos no espectador.

Dono de um enredo até certo ponto simples, mas que causa impacto através da complexidade inerente a esta simplicidade - a luta pela vida e, mais ainda, pelo direito de viver sempre será complexa -, Caminho da Liberdade é um filme que comove e faz pensar, não no sentido de despertar algo que não tenhamos, mas sim no sentido de celebrarmos algo palpável e presente em todos nós, nossas próprias vidas, mesmo que às vezes insistimos em esquecê-las. E, como o título original do filme demonstra melhor, devemos, à exemplo dos personagens do filme, tomar o caminho de volta a ela.

AVALIAÇÃO: 7 de 10.

Trailer:


Mais informações:

Caminho da Liberdade

Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!