04 março, 2012

Um Homem Misterioso (The American, EUA, 2010).


"Eduardo! Eduardo!" (Clara).

George Clooney (Tudo pelo Poder), desde sua "estréia" no cinema, com o filme Um Drink no Inferno, nunca fez um filme que possa ser considerado ruim. Sendo assim, obviamente este Um Homem Misterioso honra seu legado e sagra-se como não apenas um bom filme estrelado pelo ator, mas também como um trabalho acima da média. Dirigido pelo holandês Anton Corbijn (Control), este filme funciona quase que como um retrato bastante subjetivo do mundo do matador de aluguel, representado pela figura introspectiva e angustiada do personagem de Clooney, que encontra-se numa verdadeira encruzilhada, sendo caça e caçador ao mesmo tempo em que tenta encontrar uma maneira de começar uma nova vida.

Passado em sua maior parte em Roma e dotado de uma composição e fotografia primorosas, Um Homem Misterioso é um filme sem gênero definido, visto que passeia pelo mito do espião, tem algumas (boas) cenas de ação, é pontuado por momentos de tensão e mistério, mas sua narrativa pertence realmente ao drama e a jornada do personagem título (o americano).

Econômico em palavras e quase que totalmente contado através de imagens, o filme traz uma ótima performance de George Clooney, que constrói um personagem com quê de assassino através de uma interpretação discreta, monossilábica (como todo o filme, por sinal) e pouco gestual, quase que apática, mas muito emocional, principalmente no clímax final. Um Homem Misterioso não é um filme fácil, justamente por ser um tanto quanto monótono e contemplativo demais, entretanto, para quem gosta de captar mensagens e metáforas escondidas através de uma superfície narrativa aparentemente simplória, este filme é um prato cheio. 

Apesar de não ter agradado tanto o público como a crítica, acho que este filme é tudo menos desinteressante, sendo sua essência a contradição de um tema interessante e desenvolvido de forma distinta, mas possuidor de um ritmo lento e enfadonho em diversos momentos. Para quem tiver paciência, um filme recomendadíssimo.

AVALIAÇÃO: 7 de 10.

Trailer:

Mais informações:

Um Homem Misterioso
Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!