16 março, 2012

Repórteres de Guerra (The Bang Bang Club, CAN/AFS, 2010).


"Você não pode pelo menos fingir que tem medo?" (Greg Marinovich, personagem de Ryan Phillippe).
"Não há nada que eu possa fazer por essas pessoas. Nada a não ser fotografar". (Greg Marinovich).

Baseado em fatos reais, Repórteres de Guerra é um contundente retrato dos conflitos raciais entre duas etnias negras na África do Sul, durante os conflitos do Apartheid, no começo dos anos 1990, no período de enfevercência social que culminaria com a eleição de Nelson Mandela à presidência do país, através do olhar de quatro fotojornalistas que cobriram estes eventos. Apesar de não ser um filme denúncia - os acontecimentos do Apartheid foram mais do que difundidos em todo o mundo -, este primeiro longa de ficção do sul-africano Steven Silver mostra-se importantíssimo como forma de resgate histórico, registrando de maneira contundente este período de confusão e violência pelo qual passou o país africano.

Como entretenimento, Repórteres de Guerra deixa um tanto a desejar. Apesar da trama ser interessante e da entrega do elenco, o filme para se repetir demais em alguns momentos, procurando chocar através de imagens fortes, mas sem grande propriedade. Além disso, o ritmo do mesmo torna-se lento demais, podendo causar certa impaciência no espectador, em detrimento da importância do enredo.

Comandada por Ryan Phillippe (Stop Loss) e contanto com as presenças de rostos ainda pouco conhecidos do grande público, como os de Malin Akerman (Watchmen - O Filme) e Taylor Kitsch (John Carter: Entre Dois Mundos), Repórteres de Guerra é um bom filme, mas que se destaca mais pelo registro documental do que pelas suas qualidades cinematográficas - talvez devido a experiência de Silver como documentarista, em detrimento de sua inexperiência em filmes de ficção -, ficando assim aquém da espectativa, mas longe de um filme mal acabado.

AVALIAÇÃO: 6 de 10.

Trailer:


Mais informações:

Repórteres de Guerra

Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!