24 março, 2012

A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead, EUA, 1968).


Apesar dos primeiros minutos entregarem à época em que o filme foi filmado e conter em sua essência um quêzinho de amadorismo, o restante do material apresentado após o aperecimento do primeiro "morto-vivo" é de uma qualidade primorosa. Não que seja espetacular, longe disso, mas devido a aparente falta de grana para a feitura do longa, a partir daquele momento o filme cresce de maneira tão vertiginosa que somente podemos congratular os esforços e o talento do diretor George A. Romero (Despertar dos Mortos) pela arquitetura do filme, que segue com um clima de suspense e tensão raros em produções da época e estabelecendo a cartilha tanto dos filmes de temática parecida quanto do gênero terror como um todo (até mesmo títulos como Sexta-Feira 13 e Halloween devem seu estilo à Noite dos Mortos Vivos).

Formado basicamente por elenco desconhecido (até hoje) e utilizando de poucas locações - basicamente vemos uma rodovia, um cemitério, uma casa e alguns campos -, A Noite dos Mortos Vivos é considerado - com justiça, aliás - um grande marco do gênero, estabelecendo quase todas as regras no que se refere a ambientação e justificação dos filmes que tratam de infestação de mortos revividos através de algum tipo vírus (o desse filme tem causa "extraterrena").

Possuidor de um encerramento anticlimático e de certa forma negativista, além de estabelecer paradimas (como já frisado acima) e ponderar com competência a "razão" da existência da praga de "mortos-vivos", A Noite dos Mortos Vivos não tem contornos políticos como mote (esse tema seria abordado depois por Romero), mas é um filme muito-bem construído, cheio de dilemas humanos - sob o prisma da sobrevivência -, bem filmado, tenso na medida certa e, de certa forma, atemporal, apesar de ter sido originalmente concebido em preto e branco (a versão em DVD também possui a versão colorizada digitalmente, mas optei por conferir o filme da maneria com que foi pensado e veiculado) e contar com pouco investimento em termos orçamentários. Obviamente deve ser visto como produto de sua época, dessa forma os entusistas do cinema pipoca de hoje devem ter um pouco mais de paciência para com ele. Enfim, talvez A Noite dos Mortos Vivos não seja o melhor do gênero, mas é o principal responsável por este existir.

AVALIAÇÃO
TRAILER
 
Mais informações:

A Noite dos Mortos Vivos

IMDb - Internet Movie Database:

Filmes de GEORGE A. ROMERO comentados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!