26 fevereiro, 2012

Menina de Ouro (Million Dollar Baby, EUA, 2004).

"Ás vezes, o melhor modo de dar um soco é se afastar (...). Mas se você se afastar demais será derrotado" (Scrap citando uma fala de Frankie Dunn).   
 Drama memorável e arrebatador, dirigido por Clint Eastwood (J. Edgar), Menina de Ouro conquistou quatro estatuetas do Oscar: Melhor Filme, Diretor, Atriz (Hilary Swank) e Ator coadjuvante (Morgan Freeman). Entretanto, mais do que prêmios, este que pode ser considerado um dos filmes mais sensíveis de Eastwood, conquistou o coração do público e um lugar no hall de grandes filmes já feitos. Menos filme de boxe, mais drama de superação, Menina de Ouro é um filme que retoma o clichê como fonte de estudo e oferece a essência deste de maneira orgânica, sincera, visto que, do que mais são feitas as situações de nossas vidas senão de clichês.

Hilary Swank (Meninos não Choram) dosa de maneira equilibrada emoção e força na concepção de sua personagem, honrando com mérito seu prêmio de melhor Atriz. Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade) é responsável mais uma vez para servir de escada para o desenvolvimento da história, sendo a figura que acompanha a trajetória e nos mostra através de seus olhos. Como sempre, Freeman cumpre seu papel com competência. Já Eastwood, que levou a estatueta de Melhor Direção, na minha opinião, deveria ter ganhado (também) a de Melhor Ator, visto que chega a ser espantoso - no bom sentido - acompanhar este que já foi tido como símbolo icônico da masculinidade no cinema, abrindo o coração e se encolhendo na angustiante e audaciosa conclusão do filme.

Um grande filme, Menina de Ouro traz através do seu equilíbrio narrativo mensagens de luta e esperança, enfim, de perseverança, sem soar banal ou forçado. Mostra o ideal, discute o ideal e, principalmente, diz o ideal, além de cortar o coração até mesmo dos mais secos. Não é o melhor filme dirigido por Eastwood, mas talvez este tenha a melhor atuação desse veterano.

AVALIAÇÃO: 9 de 10.

Trailer:
 
Mais informações:

Menina de Ouro
Bilheteria: Box Office Mojo

IMDb - Internet Movie Database:
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Concorda com o texto? Comente abaixo! Discorda? Não perca tempo, exponha sua opinião agora!